segunda-feira, 21 de setembro de 2009

JAZZ, de Toni Morrison


Um amigo leu que para um certo escritor russo, o mais importante num texto é o que não está escrito nele. Recebi isto como uma revelação. De fato, a maior parte dos textos que capturam minha emoção tem algo de especial. O conteúdo pode até tratar de algo corriqueiro, como o modo de uma pessoa olhar outra, mas como se conta esta história faz toda a diferença.

O trecho que transcrevo abaixo é de JAZZ, romance de Toni Morrison. Foi editado este ano pela Companhia de Letras em sua série pocket.

Desfrutem o que está além do olhar.

=================================================================================

"Mas os olhos dele não são frios como os do meu pai. Mr. Trace olha para você. Tem olhos de duas cores. Um diferente do outro. Um triste que deixa você olhar dentro dele e um claro que olha dentro de você. Gosto quando ele olha para mim. Me sinto, não sei, interessante. Ele olha para mim e eu me sinto profunda - como se as coisas que eu sinto e penso fossem importantes, diferentes e... interessantes."

(JAZZ, pg 190-191)

Nenhum comentário: